Xbox 360 3rl




Três luzes para a todos atormentar; três luzes para a todos irritar; três luzes para todos os 360 destruir
Sou um fã de videogames. Resolvi deixar bem claro isto desde o início para que fique mais clara ainda a minha indignação com a Microsoft sobre o caso que irei comentar. Como possuo um Xbox o caminho natural para seguir na próxima geração seria comprar o sucessor do console que já possuo – ou seja, o Xbox 360 – , e era exatamente esta a minha idéia. Entretanto, ao pesquisar sobre o videogame encontro informações sobre uma chaga: as 3 Luzes Vermelhas, também chamadas de 3 Red Lights, um problema que assola os proprietários do 360 e aflige os possíveis futuros donos, como eu.
Trata-se de uma maldição que ainda não apresentou solução. O problema ocorre por diversas razões, seja por jogar horas seguidas (eu já teria perdido todos os meus consoles), uma simples queda de energia ou até utilizá-lo durante uma chuva (sendo que também é recomendado a compra de um estabilizador próprio para o console). Não há portanto um verdadeiro lazer ao adquirirmos o Xbox 360: existe sim, uma preocupação reprimida em que o proprietário agradece ao Senhor Jesus Cristo por mais este minuto em que o videogame não estragou, possibilitando ao dono ter a oportunidade de entreter-se com o produto no qual pagou uma pequena fortuna. O que era comum com outros consoles, a diversão despreocupada e sem motivos estressantes torna-se um pedaço do inferno com o mais novo videogame da Microsoft.
Lançado em dezembro de 2005, o Xbox 360 já vendeu mais de 16 milhões de unidades em todo o planeta. Até pouco tempo atrás era o líder em vendas da nova geração (talvez exista uma ligação com as 3 RL´s o fato de ter perdido a liderança para o Wii, da Nintendo). Ou seja, em quase 3 anos a Microsoft não resolveu de vez o problema – pior, ainda não sabe quais são as causas para dar piripaque em, estimam alguns, 30% dos consoles produzidos. Há pouco tempo atrás foi lançada uma versão Elite, com algumas inovações no Hardware e “livre das 3 luzes vermelhas”, bradavam alguns. Passado algum tempo, surgem relatos de que os cidadãos que compraram esta versão hoje passam horas com a assistência técnica ao telefone. A mais nova versão sem erros é um “upgrade” do pacote Elite: o console Falcon, com HDMi, placa mais avançada e diversos novos itens. Uma coisa ninguém pode negar: todos os donos de Xbox 360 e interessados em tê-lo são verdadeiros técnicos especializados no console, já que para mantê-lo é necessária a ciência de tudo que ocorre dentro dele. E mesmo assim, com todos estes cuidados, ele continua estragando…
Ao vender o console oficializado no Brasil com um ano de garantia (dizem ter sido expandido para três anos, mas nas lojas em que passei desconheciam esta informação) a Microsoft assume que o videogame irá estragar. Ora, se qualquer eletrodoméstico que compramos nos garante quatro ou cinco anos de pleno funcionamento – e durante este tempo não temos a menor preocupação de que estragará -, uma empresa que lança um produto caríssimo e não assegura de que o mesmo funcionará por mais de doze meses está assumindo a ineficiência do mesmo, lavando as mãos para quem compra e assinando um atestado de não estar se importando com seus clientes. O pacote nacional, completo, é vendido por r$ 2500 em lojas autorizadas pela empresa no Brasil. Existem oportunidades de pagar menos comprando em importadoras e lojas especializadas em videogame, mas aí sim a pessoa é definitivamente testada em sua fé e convicção: geralmente é oferecida uma garantia de três a seis meses, em um console que, percebo em fóruns especializados, tem seus problemas em sua grande maioria em até um ano. A loja assim como a Microsoft sabe que o videogame não funcionará por um longo período, e vende-o por um período seguro do seu ponto de vista.
Lamento e muito o problema que a Microsoft levou para a casa de centenas de milhares de pessoas. Pessoas que confiaram na credibilidade da empresa e despenderam  uma grande quantidade de dinheiro para poderem se divertir como já fizeram com tantos outros consoles sem preocupação alguma. Eu conheço pessoas que já estão no seu terceiro Xbox 360, o que me dá mais tristeza: os jogos são tão bons e divertidos que existe quem se arrisca mais de uma vez a perder seu dinheiro pela utopia de encontrar um modelo em que não haja o risco de erros. E mesmo que passe um ano ileso, não será a mesma coisa. A possibilidade de perder seu tão querido e estimado bem atormenta o proprietário, impossibilitando a ele ser, como já foi com tantos outros videogames, feliz e satisfeito. A Microsoft acabou com a inocência dos fanáticos por videogames, aproveitando-se desse fanatismo com um desrespeito assustador.


By: David